Os verbos são formados por um radical mais uma terminação. As terminações são diferentes, conforme as flexões em número, pessoa, modo e tempo verbal.

Encontram-se definidas três estruturas de conjugação: 
1.ª conjugação para verbos terminados em –ar.
2.ª conjugação para verbos terminados em –er.
3.ª conjugação para verbos terminados em –ir.

Os verbos regulares são os verbos que se encaixam nesses modelos fixos de conjugação verbal, não apresentando alterações nos radicais e nas terminações quando conjugados.

Exemplos de verbos regulares da 1.ª conjugação

Verbo amar;
Verbo falar;
Verbo chamar;
Verbo estudar;
Verbo achar;
Verbo cantar.

Exemplos de verbos regulares da 2.ª conjugação

Verbo comer;
Verbo viver;
Verbo aprender;
Verbo correr;
Verbo debater;
Verbo beber.

Exemplos de verbos regulares da 3.ª conjugação

Verbo partir;
Verbo dividir;
Verbo desistir;
Verbo cumprir;
Verbo assistir;
Verbo adquirir.

Conjugação de verbos regulares da 1.ª conjugação

Presente do indicativo: eu ando, tu andas, ele anda, nós andamos, vós andais, eles andam
Pretérito perfeito do indicativo: eu andei, tu andaste, ele andou, nós andamos, vós andastes, eles andaram.
Pretérito imperfeito do indicativo: eu andava, tu andavas, ele andava, nós andávamos, vós andáveis, eles andavam.
Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: eu andara, tu andaras, ele andara, nós andáramos, vós andáreis, eles andaram.
Futuro do presente do indicativo: eu andarei, tu andarás, ele andará, nós andaremos, vós andareis, eles andarão.
Futuro do pretérito do indicativo: eu andaria, tu andarias, ele andaria, nós andaríamos, vós andaríeis, eles andariam.
Presente do subjuntivo: que eu ande, que tu andes, que ele ande, que nós andemos, que vós andeis, que eles andem.
Pretérito imperfeito do subjuntivo: se eu andasse, se tu andasses, se ele andasse, se nós andássemos, se vós andásseis, se eles andassem.
Futuro do subjuntivo:  quando eu andar, quando tu andares, quando ele andar, quando nós andarmos, quando vós andardes, quando eles andarem.

Conjugação de verbos regulares da 2.ª conjugação

Presente do indicativo: eu escrevo, tu escreves, ele escreve, nós escrevemos, vós escreveis, eles escrevem.
Pretérito perfeito do indicativo: eu escrevi, tu escreveste, ele escreveu, nós escrevemos, vós escrevestes, eles escreveram.
Pretérito imperfeito do indicativo: eu escrevia, tu escrevias, ele escrevia, nós escrevíamos, vós escrevíeis, eles escreviam.
Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: eu escrevera, tu escreveras, ele escrevera, nós escrevêramos, vós escrevêreis, eles escreveram.
Futuro do presente do indicativo: eu escreverei, tu escreverás, ele escreverá, nós escreveremos, vós escrevereis, eles escreverão.
Futuro do pretérito do indicativo: eu escreveria, tu escreverias, ele escreveria, nós escreveríamos, vós escreveríeis, eles escreveriam. 
Presente do subjuntivo: que eu escreva, que tu escrevas, que ele escreva, que nós escrevamos, que vós escrevais, que eles escrevam.
Pretérito imperfeito do subjuntivo: se eu escrevesse, se tu escrevesses, se ele escrevesse, se nós escrevêssemos, se vós escrevêsseis, se eles escrevessem.
Futuro do subjuntivo: quando eu escrever, quando tu escreveres, quando ele escrever, quando nós escrevermos, quando vós escreverdes, quando eles escreverem.

Conjugação de verbos regulares da 3.ª conjugação

Presente do indicativo: eu divido, tu divides, ele divide, nós dividimos, vós dividis, eles dividem.
Pretérito perfeito do indicativo: eu dividi, tu dividiste, ele dividiu, nós dividimos, vós dividistes, eles dividiram.
Pretérito imperfeito do indicativo: eu dividia, tu dividias, ele dividia, nós dividíamos, vós dividíeis, eles dividiam.
Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: eu dividira, tu dividiras, ele dividira, nós dividíramos, vós dividíreis, eles dividiram.
Futuro do presente do indicativo: eu dividirei, tu dividirás, ele dividirá, nós dividiremos, vós dividireis, eles dividirão.
Futuro do pretérito do indicativo: eu dividiria, tu dividirias, ele dividiria, nós dividiríamos, vós dividiríeis, eles dividiriam.
Presente do subjuntivo: que eu divida, que tu dividas, que ele divida, que nós dividamos, que vós dividais, que eles dividam.
Pretérito imperfeito do subjuntivo: se eu dividisse, se tu dividisses, se ele dividisse, se nós dividíssemos, se vós dividísseis, se eles dividissem.
Futuro do subjuntivo: quando eu dividir, quando tu dividires, quando ele dividir, quando nós dividirmos, quando vós dividirdes, quando eles dividirem.

Verbos foneticamente regulares 

Existem verbo que são foneticamente regulares, mas que apresentam pequenas irregularidades na sua estrutura formal, para que haja a manutenção da pronúncia.

Nos verbos terminados em -gir e -ger, como agir, dirigir, fingir, eleger e ranger, ocorre a alteração da consoante g para a consoante j antes da vogal a e da vogal o: eu ajo, eu dirijo, que eu finja, que nós elejamos, que ele ranja,... 

Nos verbos terminados em -guir e -guer, como distinguir, prosseguir e erguer, ocorre a alteração do dígrafo gu para a consoante g antes da vogal a e da vogal o: eu distingo, que eu prossiga, que ele erga,...

Nos verbos terminados em -gar, como desligar, apagar e carregar, ocorre a alteração da consoante g para o dígrafo gu antes da vogal e: eu desliguei, que eles apaguem, que eu carregue,...

Nos verbos terminados em -cer e -cir, como nascer, descer e ressarcir, ocorre a alteração da consoante c para a consoante ç antes da vogal a e da vogal o: eu desço, que ele nasça, que eles ressarçam,...

Nos verbos terminados em -çar, como dançar, caçar e atiçar, ocorre a alteração da consoante ç para a consoante c antes da vogal e: eu dancei, que eles cacem, que eu atice,...

Nos verbos terminados em -car, como brincar, ficar e pescar, ocorre a alteração da consoante c para o dígrafo qu antes da vogal e: eu brinquei, que eu fique, que eles pesquem,...

Verbos regulares X verbos irregulares

Além dos verbos regulares existem os verbos irregulares, que não encaixam em modelos fixos de conjugação verbal, apresentado alterações nos radicais e nas terminações quando conjugados.